Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o site de relacionamento (Orkut) ainda é um dos sites mais acessados no Brasil, ultrapassando, inclusive, o Twitter e o Facebook.
Uma pesquisa realizada pela Nielsen Netview , que analisa o comportamento do consumidor, afirma que o Orkut ainda é o site de relacionamento mais acessado no Brasil.
Com o crescimento de muitas redes sociais, sites de relacionamento, comunidades, fóruns de discussão, muitos internautas consideram o Orkut ultrapassado. Nada disso! As pessoas é quem acabam diversificando suas redes de relacionamento e passam menos tempo dedicados a uma rede social específica. O que não influi na visibilidade total da rede social no país.
E como as empresas podem utilizar esse canal para se relacionar com os seus públicos? Aí é que está o "X da questão". Se bem estruturada e com objetivos definidos, os perfis empresariais podem conseguir grande visibilidade e potencializar o relacionamento com os consumidores.
O que você precisa saber para o perfil da sua empresa ser um sucesso?
O Orkut é um excelente canal para divulgação e relacionamento que possibilita a inserção de conteúdo (textos chamativos e curtos que direcionam o leitor para o site da empresa), recados dos seus consumidores, possibilita que a empresa participe de comunidades interessantes para o negócio e também a publicação de imagens (fotos de eventos, folders, anúncios) realizados pela empresa.
- conseguir seguidores
- convidar pessoas a participar do perfil da empresa
- divulgar o endereço do perfil em outros meios (site da empresa, Facebook, Twitter) e incentivar as pessoas a participar
- pesquisar pessoas, empresas e instituições e convidá-los a fazer parte da sua rede
- divulgar conteúdo
- tornar a empresa referência em conteúdo para os seguidores
Criar o perfil da empresa com base nos seguintes itens:
- logomarca da empresa
- papel de parede para fundo personalizado
- texto de apresentação para perfil
- listar comunidades interessantes que a empresa pode adicionar e listar 10 mais importantes para participar ativamente
- publicar fotos institucionais
- envio de scraps para cada todos os seguidores
- acrescentar comunidades
- participar de comunidades
- ser membro da comunidade
- criar fóruns em comunidades (perguntas abertas a discussões)
- enquetes (perguntas para que seu público responda)
- ao entrar na comunidade, pedir permissão para os moderadores o para o criador (ele tem direito de apagar conteúdos inadequados)
- enviar recados para os membros do perfil da empresa
- enviar recados com o link para o site para pessoas da comunidade que tenho interesse
- criar fóruns de discussão em comunidades de interesse
- publicar folders e materiais gráficos no álbum (automaticamente vai publicado para todos os membros)
- monitorar os recados na página inicial
- monitorar comentários das fotos
- no link buscar é possível colocar a palavra (ou nome da empresa) para ver o que estão falando no Orkut sobre a empresa
Entre muitas estratégias e recursos de monitoramento possíveis, você deve conhecer a empresa e fazer um planejamento adequado ao negócio, aos objetivos e à disponibilidade da empresa em realmente fazer a rede funcionar publicando conteúdo de interesse dos seguidores.
#ficaadica
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